Na manhã de ontem, domingo, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a Missa do 21º Domingo do Tempo Comum, encerrando o Mês Vocacional, a celebração foi concelebrada pelo estimado Pe. Mário Bonatti, SDB, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum fala-nos de opções. Recorda-nos que a nossa existência pode ser gasta a perseguir valores efémeros e estéreis, ou a apostar nesses valores eternos que nos conduzem à vida definitiva, à realização plena. Cada homem e cada mulher têm, dia a dia, de fazer a sua escolha.
Na primeira leitura, Josué convida as tribos de Israel reunidas em Siquém a escolherem entre “servir o Senhor” e servir outros deuses. O Povo escolhe claramente “servir o Senhor”, pois viu, na história recente da libertação do Egipto e da caminhada pelo deserto, como só Jahwéh pode proporcionar ao seu Povo a vida, a liberdade, o bem estar e a paz.
O Evangelho coloca diante dos nossos olhos dois grupos de discípulos, com opções diversas diante da proposta de Jesus. Um dos grupos, prisioneiro da lógica do mundo, tem como prioridade os bens materiais, o poder, a ambição e a glória; por isso, recusa a proposta de Jesus. Outro grupo, aberto à acção de Deus e do Espírito, está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida; os membros deste grupo sabem que só Jesus tem palavras de vida eterna. É este último grupo que é proposto como modelo aos crentes de todos os tempos.
Na segunda leitura, Paulo diz aos cristãos de Éfeso que a opção por Cristo tem consequências também ao nível da relação familiar. Para o seguidor de Jesus, o espaço da relação familiar tem de ser o lugar onde se manifestam os valores de Jesus, os valores do Reino. Com a sua partilha de amor, com a sua união, com a sua comunhão de vida, o casal cristão é chamado a ser sinal e reflexo da união de Cristo com a sua Igreja.

(Fonte: http://www.dehonianos.org)

 

O comentarista da celebração foi o Jorge, do GAM:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Isabela, do GAM:

 

O Salmo foi proclamado pelo leitor Ranieri:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Tayná, do GAM:

 

Assista abaixo à bela homilia do Pe. Ilmário:

 

A Oração da Comunidade foi feita pelo leitora do GAM:

 

A procissão do Ofertório:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Domingos, Gláucia, Eliane e Edilson;

 

Auxiliaram na celebração os pós noviços irmão Lucas e Leandro, os coroinhas Eduardo e Pedro:

 

Auxiliaram também na celebração: os Acólitos Yan e Samanta e os Coroinhas:

 

A animação musical ficou por conta do GAM: Orlando, violão e voz; e Jorge, percussão; que deixaram a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 21º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria de fotos da celebração

Deixe sua mensagem para nós: