Numa manhã nublada de verão, 3º Domingo de Fevereiro, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa do 1º Domingo da Quaresma, no Oratório São Luiz.

No primeiro Domingo do Tempo da Quaresma, a liturgia garante-nos que Deus está interessado em destruir o velho mundo do egoísmo e do pecado e em oferecer aos homens um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.
A primeira leitura é um extracto da história do dilúvio. Diz-nos que Jahwéh, depois de eliminar o pecado que escraviza o homem e que corrompe o mundo, depõe o seu “arco de guerra”, vem ao encontro do homem, faz com ele uma Aliança incondicional de paz. A ação de Deus destina-se a fazer nascer uma nova humanidade, que percorra os caminhos do amor, da justiça, da vida verdadeira.
No Evangelho, Jesus mostra-nos como a renúncia a caminhos de egoísmo e de pecado e a aceitação dos projetos de Deus está na origem do nascimento desse mundo novo que Deus quer oferecer a todos os homens (o “Reino de Deus”). Aos seus discípulos Jesus pede – para que possam fazer parte da comunidade do “Reino” – a conversão e a adesão à Boa Nova que Ele próprio veio propor.
Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de Pedro recorda que, pelo Batismo, os cristãos aderiram a Cristo e à salvação que Ele veio oferecer. Comprometeram-se, portanto, a seguir Jesus no caminho do amor, do serviço, do dom da vida; e, envolvidos nesse dinamismo de vida e de salvação que brota de Jesus, tornaram-se o princípio de uma nova humanidade. (Fonte: http://www.dehonianos.org)

O comentarista da celebração foi o Alex:

 

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor Domingos:

 

O Salmo foi cantado pela salmista Alaine, do Coral São Luiz Gonzaga:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Elaine:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

 

Assista abaixo à bela homilia de Pe. Ilmário:

 

A Oração da Comunidade foi feita pela leitora Tereza:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Inácia, Wellington, Sebastião e Rosana;

 

Auxiliaram na celebração os Pós Noviços Salesianos: Leandro, Giovanni, Leandro e José Renato; e pelo Acólito João:

 

Auxiliaram também na celebração os Acólitos Samanta, Arthur e Beatriz; e os Coroinhas: Thábata, Pedro e Yan Kevin;

 

A animação musical ficou por conta do Coral São Luiz Gonzaga, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 1º Domingo da Quaresma / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa do 1º Domingo da Quaresma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *