Na manhã deste domingo, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a Missa do 17º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 17º Domingo Comum dá-nos conta da preocupação de Deus em saciar a “fome” de vida dos homens. De forma especial, as leituras deste domingo dizem-nos que Deus conta connosco para repartir o seu “pão” com todos aqueles que têm “fome” de amor, de liberdade, de justiça, de paz, de esperança.
Na primeira leitura, o profeta Eliseu, ao partilhar o pão que lhe foi oferecido com as pessoas que o rodeiam, testemunha a vontade de Deus em saciar a “fome” do mundo; e sugere que Deus vem ao encontro dos necessitados através dos gestos de partilha e de generosidade para com os irmãos que os “profetas” são convidados a realizar.
O Evangelho repete o mesmo tema. Jesus, o Deus que veio ao encontro dos homens, dá conta da “fome” da multidão que O segue e propõe-Se libertá-la da sua situação de miséria e necessidade. Aos discípulos (aqueles que vão continuar até ao fim dos tempos a mesma missão que o Pai lhe confiou), Jesus convida a despirem a lógica do egoísmo e a assumirem uma lógica de partilha, concretizada no serviço simples e humilde em benefício dos irmãos. É esta lógica que permite passar da escravidão à liberdade; é esta lógica que fará nascer um mundo novo.
Na segunda leitura, Paulo lembra aos crentes algumas exigências da vida cristã. Recomenda-lhes, especialmente, a humildade, a mansidão e a paciência: são atitudes que não se coadunam com esquemas de egoísmo, de orgulho, de auto-suficiência, de preconceito em relação aos irmãos.

(Fonte: http://www.dehonianos.org)

 

A comentarista da celebração foi a Alaine:

 

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor:

 

O Salmo foi cantado pela salmista do Coral Comunidade Negra:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Chiara, da Catequese do Crisma:

 

Assista abaixo à bela homilia do Pe. Ilmário:

 

A Oração da Comunidade foi feita pelo leitor:

 

A procissão do Ofertório:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Domingos, Maria Fernanda e Terezinha;

 

Auxiliaram na celebração os pós noviços Leandro e Giovanni, o Acólito Yan e o coroinha Pedro:

 

Auxiliaram também na celebração a Acólita Samanta e os Coroinhas:

 

A animação musical ficou por conta do coral Comunidade Negra, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 17º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria de fotos da celebração

Deixe sua mensagem para nós: