Numa bela manhã ensolarada, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa do 23º Domingo do Tempo Comum, no Mês da Bíblia, e batizado de Pedro Henrique, no Oratório São Luiz.

A liturgia deste domingo sugere-nos uma reflexão sobre a nossa responsabilidade face aos irmãos que nos rodeiam. Afirma, claramente, que ninguém pode ficar indiferente diante daquilo que ameaça a vida e a felicidade de um irmão e que todos somos responsáveis uns pelos outros.
A primeira leitura fala-nos do profeta como uma “sentinela”, que Deus colocou a vigiar a cidade dos homens. Atento aos projectos de Deus e à realidade do mundo, o profeta apercebe-se daquilo que está a subverter os planos de Deus e a impedir a felicidade dos homens. Como sentinela responsável alerta, então, a comunidade para os perigos que a ameaçam.
O Evangelho deixa clara a nossa responsabilidade em ajudar cada irmão a tomar consciência dos seus erros. Trata-se de um dever que resulta do mandamento do amor. Jesus ensina, no entanto, que o caminho correto para atingir esse objectivo não passa pela humilhação ou pela condenação de quem falhou, mas pelo diálogo fraterno, leal, amigo, que revela ao irmão que a nossa intervenção resulta do amor.
Na segunda leitura, Paulo convida os cristãos de Roma (e de todos os lugares e tempos) a colocar no centro da existência cristã o mandamento do amor. Trata-se de uma “dívida” que temos para com todos os nossos irmãos, e que nunca estará completamente saldada.

O comentarista da celebração foi o Douglas:

 

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor Luiz:

 

O Salmo 94 foi cantado pela salmista Neide:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Maria de Fátima (Fatinha):

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

 

Assista abaixo à linda homilia do Pe. Ilmário:

 

A oração da comunidade foi feita pela leitora Viviane:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Júnior, Domingos, Felipe, Valéria e Richard (da esquerda para a direita).

 

Auxiliaram na celebração: os pós-noviços salesianos Giovanni, Denis e Leandro.

 

Auxiliaram também na celebração os Acólitos Beatriz e Danilo:

 

E os Coroinhas:  Samanta, Ernani, Davi, Thainá e Pedro (da esquerda para a direita); e Diogo (atrás):

 

A animação musical ficou por conta do casal Neide e João Tobias, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Durante a celebração a comunidade participou com muito carinho e entusiasmo do batizado de Pedro Henrique, filho de Ricardo e Penélope, os padrinhos foram Adriano e Jaqueline, padrinho de consagração: Márcio e Mama: Melissa.

 

A celebração também foi em Ação de Graças pelos 88 anos de Maria Isabel Macedo (Dona Santinha), que serão completado no próximo dia 12.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 23º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

Deixe sua mensagem para nós: