Segunda-feira da 2ª semana da quaresma

Evangelho (Lc 6,36-38)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.’

Reflexão

Queridos irmãos, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

A liturgia da Palavra, desta segunda-feira da 2ª semana da quaresma pede de nós o exercício da misericórdia, que passa necessariamente pela acolhida dos pecadores. Acolher é um ato evangélico, muitas vezes praticado por Jesus, que com seu testemunho nos ensinava a não condenar, antes acolher. Por vezes caímos na tentação de julgar os outros a partir de nós mesmos, quase sempre de onde estamos, talvez com condições, inclusive melhores, para um bom desenvolvimento humano integral. Jesus, pede à nós, através de seu Evangelho a olharmos para nós mesmos, para as nossas fraquezas humanas, nossos pecados que, por vezes não nos deixa, ao menos, sem ter o peso na consciência, acusar e condenar os outros. O pecado diz de nós, revela nossas fragilidades e inclinações. Somente com a graça de Deus podemos transformar o nosso coração e a nossa vida, a partir Dele, que como Pai nos ensina a acolher todos os seus filhos, pecadores e reconciliados.

Que este tempo favorável da quaresma nos ajude a fazer de nossa medida à mesma medida de Cristo, sempre revestida no amor e na misericórdia, sinais perenes do amor amoroso e misericordioso de Deus que, se deixa revelar em cada um de seus filhos e filhas, arautos (anunciadores) da boa nova do Evangelho a todos os homens e mulheres sedentos de Deus, para que encontrem no Cristo a medida de sua salvação.

Leandro Francisco da Silva, SDB

Pós-noviço salesiano

E-mail- leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *