Segunda-feira da 2ª semana da Páscoa

Evangelho (Jo 3,1-8)

Havia alguém dentre os fariseus, chamado Nicodemos, um dos chefes dos judeus.

À noite, ele foi se encontrar com Jesus e lhe disse: «Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus, pois ninguém é capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não está com ele». Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer do alto, não poderá ver o Reino de Deus! ». Nicodemos perguntou: «Como pode alguém nascer, se já é velho? Ele poderá entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe para nascer? ». Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires do que eu te disse: É necessário para vós nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito».

 

Reflexão

 

Queridos irmãos, louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

A liturgia da Palavra desta segunda-feira da 2ª semana do tempo comum nos convida a “nascer de novo”. Diante da proposta de Jesus de “nascer de novo”, Nicodemos não entende, pensa em sair de novo do ventre de sua mãe, como, já sou velho? Diz Nicodemos.

Jesus, porém, nos ensina a não renascer fisicamente, e sim espiritualmente. É preciso nascer do alto. É preciso, neste tempo santo da páscoa, renascer com Jesus para uma vida nova. Nascida e mediada pelo Espírito Santo, dom de Deus dado a nós.

Nascidos numa sociedade cada vez mais “apartada de Deus e de seus valores” é preciso sempre renascer. É preciso uma constante atitude de verdadeiros discípulos e discípulas que, a partir de Cristo, renascem nas aguas da regeneração.

Queridos irmãos, sejamos todos nós, homens e mulheres, renascidos em Cristo! Homens e mulheres que, através de Cristo e por Ele, se assemelham sempre mais a sua pessoa.

Que Deus nos ajude neste bom propósito.

 

Leandro Francisco da Silva

Pós-noviço salesiano do Nordeste

leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe sua mensagem para nós: