Sexta-feira da 6ª semana da Páscoa

Evangelho (Jo 16, 20-23a) 

«Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.

A mulher, quando vai dar à luz, fica angustiada, porque chegou a sua hora. Mas depois que a criança nasceu, já não se lembra mais das dores, na alegria de um ser humano ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza. Mas eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada. Em verdade, em verdade, vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará».

Reflexão

Queridos irmãos,

A liturgia da Palavra desta sexta-feira da 6ª semana da Páscoa nos coloca na perspectiva dos últimos discursos de Jesus. A preocupação de Jesus, neste último discurso, é a de animar os discípulos, falando-lhes de alegria, uma alegria trazida por um acontecimento que transcende o demasiado humano sentimento de solidão, tristeza e dor. Um outro sentimento que deve ocupar estes é a alegria. Uma alegria nascida do alto. Uma alegria que vem de Deus, que nos alivia o peso do sofrimento. Uma alegria interior.

Corremos sempre o perigo de parar no sofrimento da partida, do medo, da solidão, e de tantas outras situações que nos afeta e nos afasta de uma boa compreensão de Deus. Deus é alguém capaz de transformar os momentos de dor e de sofrimento em alegria. Uma alegria já prometida aos discípulos, com a vinda do Paráclito, do Defensor. Esse deve um bom motivo de nos alegrar: nós não estamos sozinhos, Deus está conosco, habita entre nós. O Espírito Santo continua a missão do Filho, de permanecer entre os homens.

Que Deus nos dê sempre a graça de nos alegrar a cada manhã, a cada nova oportunidade de vida e de conversão. Abramo-nos a ação de Deus, a sua salvação.

Leandro Francisco da Silva

Pós-noviço salesiano

E-mail: leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *