Sábado da 25ª semana do tempo comum – São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja
Evangelho (Lc 9, 43b-45)
Naquele tempo:
43b Todos estavam admirados
com todas as coisas que Jesus fazia.
Então Jesus disse a seus discípulos:
44 ‘Prestai bem atenção às palavras que vou dizer:
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.’
45 Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia.
O sentido lhes ficava escondido,
de modo que não podiam entender;
e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
Reflexão:
Queridos irmãos,
A liturgia deste sábado da 25ª semana do tempo comum nos apresenta a cena bíblica onde pela qual Jesus fala com seus discípulos, apresenta-lhes o caminho da cruz, de sua perseguição, condenação e morte. Os discípulos, por uma má compreensão da pessoa e da missão de Jesus, não o entende, ficam confusos.
O grande pedido de Jesus, para nós, é o de purificar a imagem que temos que Jesus, de sua missão. Há ainda, entre nós, uma ideia triunfalista da missão de Jesus. Não poucas vezes apresentamos apenas uma imagem de Deus portentoso e cruel com os seus inimigos, vitorioso nas suas batalhas. Esquecemos de olhar a cruz e, contemplar nela a face humana de Deus, seu poder em revelar o mundo sua lição de amor, transformando, a partir de seu sangue derramado na cruz, a vida e as relações humanas; e sua “onipotência” diante da maldade humana, de sua “pretensa liberdade”.
Que a cruz nos ajude a purificar, a partir dela, nosso conceito de Deus e das muitas realidades que o envolvem. Que a contemplação e o estudo, a partir de São Jerônimo, nos inspire sempre na busca da verdade e de uma compreensão melhor de Deus.
Leandro Francisco da Silva
Pós-noviço salesiano