Sábado da 25ª semana do tempo comum – São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja

Evangelho (Lc 9, 43b-45)

Naquele tempo: 
43b Todos estavam admirados 
com todas as coisas que Jesus fazia. 

Então Jesus disse a seus discípulos: 
44 ‘Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: 
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.’ 
45 Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. 
O sentido lhes ficava escondido, 
de modo que não podiam entender; 
e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. 

 

Reflexão:

Queridos irmãos,

A liturgia deste sábado da 25ª semana do tempo comum nos apresenta a cena bíblica onde pela qual Jesus fala com seus discípulos, apresenta-lhes o caminho da cruz, de sua perseguição, condenação e morte. Os discípulos, por uma má compreensão da pessoa e da missão de Jesus, não o entende, ficam confusos.

O grande pedido de Jesus, para nós, é o de purificar a imagem que temos que Jesus, de sua missão. Há ainda, entre nós, uma ideia triunfalista da missão de Jesus. Não poucas vezes apresentamos apenas uma imagem de Deus portentoso e cruel com os seus inimigos, vitorioso nas suas batalhas. Esquecemos de olhar a cruz e, contemplar nela a face humana de Deus, seu poder em revelar o mundo sua lição de amor, transformando, a partir de seu sangue derramado na cruz, a vida e as relações humanas; e sua “onipotência” diante da maldade humana, de sua “pretensa liberdade”.

Que a cruz nos ajude a purificar, a partir dela, nosso conceito de Deus e das muitas realidades que o envolvem. Que a contemplação e o estudo, a partir de São Jerônimo, nos inspire sempre na busca da verdade e de uma compreensão melhor de Deus.

Leandro Francisco da Silva

Pós-noviço salesiano

leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe sua mensagem para nós: