Na manhã deste domingo, Diácono Francisco de Assis Amaral de Souza, Assessor do Setor Juventude Diocesano, presidiu a Celebração da Palavra do 14º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.
A liturgia deste domingo revela que Deus chama, continuamente, pessoas para serem testemunhas no mundo do seu projeto de salvação. Não interessa se essas pessoas são frágeis e limitadas; a força de Deus revela-se através da fraqueza e da fragilidade desses instrumentos humanos que Deus escolhe e envia.
A primeira leitura apresenta-nos um extrato do relato da vocação de Ezequiel. A vocação profética é aí apresentada como uma iniciativa de Jahwéh, que chama um “filho de homem” (isto é, um homem “normal”, com os seus limites e fragilidades) para ser, no meio do seu Povo, a voz de Deus.
Na segunda leitura, Paulo assegura aos cristãos de Corinto (recorrendo ao seu exemplo pessoal) que Deus atua e manifesta o seu poder no mundo através de instrumentos débeis, finitos e limitados. Na ação do apóstolo – ser humano, vivendo na condição de finitude, de vulnerabilidade, de debilidade – manifesta-se ao mundo e aos homens a força e a vida de Deus.
O Evangelho, ao mostrar como Jesus foi recebido pelos seus conterrâneos em Nazaré, reafirma uma ideia que aparece também nas outras duas leituras deste domingo: Deus manifesta-Se aos homens na fraqueza e na fragilidade. Quando os homens se recusam a entender esta realidade, facilmente perdem a oportunidade de descobrir o Deus que vem ao seu encontro e de acolher os desafios que Deus lhes apresenta.
(Fonte: http://www.dehonianos.org)
A comentarista da celebração foi a Manoela, da Catequese do Crisma:
A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Rita, da Catequese do Crisma:
O Salmo foi proclamado pela salmista Neide:
A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Chiara, da Catequese do Crisma:
Assista abaixo a proclamação do Evangelho pelo Diácono Francisco:
Assista abaixo à bela homilia do Diácono Francisco:
A Oração da Comunidade foi feita pela leitora Patrícia, da Catequese do Crisma:
A procissão do Ofertório:
Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Junior, Richard, Eliane e Felipe.
Auxiliaram na celebração os Acólitos Yan e Samanta:
Auxiliaram também na celebração as Coroinhas: Gabriely, Lara, Maria Julia, Thayna Julia e Thabata
A animação musical ficou por conta do casal João Tobias e Neide, que deixou a celebração mais bonita e participativa.
A distribuição da Santa Comunhão:
…
Galeria de Fotos:
(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)
ou no link: Galeria de fotos da celebração
Mais uma celebração que nos ajudou a aproximarmos de Deus, nos ajudou a fazer uma revisão em nossa vida de cristãos. Com certeza boas sementes foram plantadas.