Conheça um pouco sobre a vida e vocação de nosso querido salesiano Pedro Henrique.

Testemunho Vocacional

Um forte abraço no coração de todos os interessados na minha história vocacional!

Eu sou Pedro Henrique Costa da Silva, tenho 21 anos, sou de João Pessoa na Paraíba. Sou Salesiano de Dom Bosco – muito feliz por ser quem sou – e seguir esse caminho vocacional é a melhor resposta a Deus pela minha vida, pois a nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso modo de retribuir. Minha primeira Profissão Religiosa foi no dia 24 de junho de 2021, Solenidade de São João Batista.

Na minha cidade natal – João Pessoa – conheci os Salesianos, eles chegaram no bairro de Mangabeira em 2009, esse ano foi o mesmo que eu comecei a participar dos movimentos da paróquia Salesiana, fiz a primeira Eucaristia, depois o Crisma, fui de grupo de acólitos, grupo de jovens (tinha o nome de Identidade Salesiana), fiz parte de ministério de música, enfim, sempre fui muito atuante.

Sempre tive uma boa relação com os salesianos que iam por lá, tanto os padres, os irmãos e os formandos, e me chamava muita atenção o modo como os salesianos se relacionavam entre si. Era um ambiente muito fraterno, tranquilo e bonito de se presenciar. Aquilo me atraía os olhos, achava encantador o trabalho que era feito – isso de estar no meio dos jovens é algo da vocação salesiana. Então a missão e a vida fraterna eram motivos suficientes para querer ser salesiano também, mas o principal, o ponto chave, que me fez decidir entrar para a formação foi o modo de seguir Jesus Cristo do jeito de Dom Bosco, o ser religioso é o diferencial, é o que dá gosto ao trabalho e a convivência. Uma última coisa que me fez decidir ser salesiano é o testemunho, testemunho de uma vida pobre, obediente, casta, testemunho de disponibilidade, de trabalho, ou seja, um testemunho de vida.

No ano de 2017 fiz minha primeira carta pedindo para entrar para a formação, fui aceito e no ano seguinte, 2018, fui fazer a primeira etapa de formação em Natal (Gramoré), RN. Foi um ano muito feliz na minha vida. Em 2019, fiz a experiência do Pré-noviciado em Juazeiro do Norte, tempo de muito discernimento e trabalho. No ano de 2020, eu cheguei para o Noviciado Salesiano em Curitiba/PR, foi um período de muito aprofundamento na minha vocação e no que de fato é a Vida Religiosa Consagrada. Fiz um tempo maior de Noviciado para amadurecer melhor essa escolha, pois embora professe por um ano tem a intenção de que seja para a vida inteira. Por último, chego aqui em Lorena com muito animo e anseio de trabalhar e de comunicar a todos a Boa Nova do Evangelho, nos moldes Salesianos de ser!

Obrigado e um abração fraterno em Dom Bosco,

Pedro Henrique Costa da Silva, SDB.

One thought on “Testemunho Vocacional do salesiano Pedro

1. Que Deus por Maria Auxiliadora o abençoe nessa busca de seguindo os passos de Dom Bosco ser testemunho de uma vida de disponibilidade e trabalho junto aos jovens. Grande e fraterno abraço!