A vocação do Salesiano irmão foi criada por Dom Bosco num tempo e lugar marcados por uma nova ordem política, econômica, social e religiosa.

Corresponde ao seu anseio de evangelizar e construir com a formação profissional dos jovens de sua época.

Somos convidados a voltar nosso olhar para esta vocação, conhecendo e aprofundando sua gêneses, evolução, desafios e perspectivas nos âmbitos da sua educação, trabalho e vida religiosa.

O Salesiano irmão está pronto para se colocar a serviço de Deus e dos jovens. Procura a pobreza não como um fim em si, nem por desprezo ou medo dos bens que Deus lhe dá. Quer, antes, por seu estilo de vida, construir para acabar com a pobreza no mundo.

Sou um salesiano irmão, meu nome é José Carlos Rodrigues. Nasci em Piquete, SP, no ano de 1962. Hoje tenho 59 anos. Em Piquete, vivi até os meus 21 anos onde pude viver com meus pais e familiares.

Conheci ali no Oratório São Domingos Sávio, os salesianos de Dom Bosco que todos os finais de semana iam para fazer pastoral. Com o exemplo de vida destes, resolvi fazer uma experiência com os salesianos de Dom Bosco.

No ano de 1983, ano vocacional, decidi entrar no seminário. Como havia terminado meus estudos, fiquei um ano junto dos pré-noviços até final de 1984.

Em 1985, fiz meu noviciado da cidade de São Carlos, onde em janeiro de 1986, fiz a minha primeira profissão religiosa como Salesiano Irmão.

Em Lorena, fiz meus estudos de filosofia, depois os dois anos de assistência em São Paulo, onde no início de 1992, fiz a minha profissão perpétua.

Hoje, no ano de 2021, completei meus 35 anos de vida religiosa consagrada como salesiano irmão. Posso dizer que sou feliz e realizado na missão que escolhi como salesiano, procuro colocar a serviço os dons que recebi de Deus. Procuro ser para os outros, o Bom Pastor que procura cuidar com atenção das ovelhas que encontra no caminho. Resumindo, temos que amar para servir, pois isto é o sentido genuíno da vida consagrada. Colocar-se a serviço é mais do que ser uma pessoa profética. Apesar de nossas limitações, queremos fazer a vontade de Deus como educadores salesianos, o que significa, viver nosso cotidiano com coração oratoriano. Como salesiano irmão.

One thought on “Testemunho Vocacional do Irmão José

1. Belo e cativante testemunho. Parabéns pelos 35 anos de vida consagrada a Deus e a serviço da Igreja. Com simplicidade vai seguindo os caminhos de nosso Pai Dom Bosco.