Segunda-feira da 5ª semana da Páscoa

Evangelho (Jo 14, 21-26) 

«Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele».

Judas, não o Iscariotes, perguntou-lhe: «Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo? ». Jesus respondeu-lhe: «Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito».

Reflexão

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

A liturgia da Palavra desta segunda-feira da 5ª semana da Páscoa nos adverte acerca do cumprimento da vontade de Deus, a nós revelada em Cristo Jesus, nosso Senhor. A condição indispensável, segundo Jesus, no Evangelho de João, é a escuta e o cumprimento dos mandamentos de Deus. O seguimento a Jesus e o cumprimento de sua vontade são elementos fundantes para todo discípulo e discípula de Jesus. Trilhar seu caminho é comprometer-se a viver segundo os ensinamentos de seu mestre e Senhor.

Ainda mais comprometedor e desafiante é a proposição de Jesus que nos diz que o nosso amor a sua pessoa é medido a partir de nossa adesão aos seus mandamentos. Somente aquele que observar os mandamentos de Deus pode se dizer seu seguidor e amante, no seu mais originário significador – aquele que ama.

É preciso, queridos irmãos e irmãs, uma atitude sempre renovada de amor e de adesão à vontade de Deus. É preciso crer. É preciso amar. É preciso viver segundo os mandamentos de Deus, segundo seu caminho. É mesmo é o caminho que nos conduz a plena conformidade com o Pai. É preciso segui-lo.

 

Leandro Francisco da Silva, SDB

Pós-noviço salesiano

E-mail- leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *