Sábado da 4ª semana da Páscoa

Evangelho (Jo 14, 7-14)

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto».

Filipe disse: «Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta». Jesus respondeu: «Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. »Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. «Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei».

Reflexão

Queridos irmãos,

A liturgia deste sábado da 4ª semana da Páscoa, nos remete ao diálogo com os seus discípulos, com o qual Jesus revela a identidade do Pai: “quem me viu, viu o Pai”. Numa atitude demasiada humana de Filipe, também nós podemos pedir para ver o Pai. Não nos basta ver o Filho. É preciso ir além. Conhecer mais profundamente a trindade.

Jesus nos ensina, contudo, que quem o vê, vê o Pai. Sua pessoa e seus atos revelam quem O enviou. Assim também devia ser todos nós, cristãos. Quem nos ver, devia ver e acreditar em quem cremos. A isso chama-se coerência de vida.

Que Deus nos ajude a viver segundo a sua vontade. A reproduzir em nós, as suas próprias características. Para que o mundo creia. Vivemos uma profunda crise ética-moral, mundial, decorrente de ateísmo, escondido numa pretensa “laicidade do estado”. Tais problemas dão-se também e sobretudo por uma falta de coerência de cristãos que pregam uma coisa e vivem outra. Falta coerência entre a linguagem e a prática. É preciso uma constante atitude de conversão, iniciada no interior da comunidade dos fiéis.

Leandro Francisco da Silva

Pós-noviço salesiano do Nordeste

leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *