Terça-feira da 2ª semana da Páscoa – São Marcos, evangelista

Evangelho (Mc 16, 15-20)

Naquele tempo, Jesus apareceu-se aos onze e disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados». Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam».

Reflexão

Queridos irmãos,

A liturgia da Palavra desta terça-feira da 2ª semana da Páscoa, nos insere, novamente, no tema da missão dos discípulos e missionários: o anúncio da boa nova.

Depois de sua ressurreição, Jesus pede aos discípulos que o anuncie. Que proclame a todos a ressurreição, a sua vitória sobre o pecado e a morte. Que anuncie a todos o novo caminho trilhado e aberto pelo próprio Jesus: o caminho do calvário.

Jesus, vencedor da morte, ordena aos discípulos que o anuncie. Que construa já na terra, o reino esperado.

Ide pelo mundo inteiro. A palavra de Deus, sua boa nova de salvação, deve se estender a todos quantos necessitam de sua presença salvífica. Com sua morte, o véu do templo se rasgou. Não há mais separação entre Deus e os homens. Deus em Jesus, se fez homem e acampou entre nós. A salvação, antes esperada só para o povo do antigo Israel, em Jesus, se estende a toda criatura, de ontem, de hoje, até os tempos infinitos.

Então, os discípulos foram anunciar a boa nova a toda parte. A exemplo dos discípulos, saiamos todos ao encontro das pessoas, de suas histórias, afim de levar-lhe a pessoa de Jesus, sua Palavra.

Leandro Francisco da Silva, SDB

Pós-noviço salesiano