Quinta-feira da 2ª semana da Páscoa

Evangelho (Jo 3, 31-36)

Aquele que vem do alto está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Ele dá testemunho do que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois ele dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.

Reflexão

Queridos irmãos e irmãs,

A liturgia da Palavra desta quarta-feira da 2ª semana da páscoa nos propõe duas vias de opção e de vida: o viver a partir e em vista do alto, ou viver a partir de baixo, da terra. A distinção que Jesus faz diz respeito a uma opção fundamental que cada homem e mulher. É uma opção existencial. Entendê-la é importante, pois, dá a cada um, a partir de suas escolhas, uma responsabilidade que lhe é própria: o testemunho de vida, um Jeito de ser, capaz de revelar a face de quem cremos e seguimos. Aquele que vem do céu dá testemunho daquilo que viu e ouviu. João, ao falar de ver e ouvir, remete a cruz, quando, ao olhar para o Cristo pregado e morto na cruz, comtemplou também sua ressurreição.

Outro tema importante, neste Evangelho, é o do anúncio. Aquele que viu dá testemunho, anunciam ao mundo a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Embora não aceitem, seu testemunho, o discípulo e discípula de Jesus vai contra a corrente, não muito diferente de outrora, anuncia sem medo, pois, dá testemunho da verdade. A presença da Verdade, é o que assegura aos discípulos, sua constância e fidelidade.

Que Jesus nos ajude a fazer de nossas vidas um dom a ser ofertado em favor do anuncio de sua Palavra. Verdade que nos impulsiona a perseguir no caminho da Galileia, o caminho de Jesus, o caminho da evangelização.

Leandro Francisco da Silva, SDB

Pós-noviço salesiano