Neste mês dedicado às Vocações, em especial às Vocações Sacerdotais e Religiosas, nosso querido e estimado Pe. Mário Bonatti, abre seu coração e nos fala, presenteando-nos com um pouco de sua vasta experiência e sabedoria, dando-nos seu Testemunho Vocacional.

Assista abaixo ao lindo Testemunho Vocacional de Pe. Mário:

Conheça um pouco sobre a vida de Pe. Mário:

Padre Mario Bonatti, é natural da localidade entre Rio dos Cedros e Pomerode em Santa Catarina…

Padre Salesiano de Dom Bosco, ordenado sacerdote em Turin, Itália, onde cursou Teologia e Filosofia na Pontifícia Universidade Salesiana. Voltando ao Brasil, realizou pesquisa para tese de doutorado comparando o dialeto trentino de Rio dos Cedros com o que é falado em Trento (Mattarello). Foi professor universitário de línguas, Antropologia Cultural e Filosofia em Lorena; Linguística Antropológica no programa de Mestrado em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis e Linguística Geral na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Sempre manteve o interesse pelos estudos históricos. Uma experiência multicultural convivendo, desde a infância, com italianos católicos e alemães luteranos, somada à possibilidade de contatos culturais em países da Europa, o estudo de muitas línguas, o interesse pela cultura de outros povos, o estudo dos descendentes africanos no Brasil, aliado aos estudos teóricos, especiais condições de compreensão da unidade e variedade entre os grupos humanos nas suas múltiplas formas de viver.

Esta mentalidade está presente em suas atividades universitárias e sacerdotais, bem como nos diversos livros que escreveu. Embora, resida em Lorena-SP, mantém envolvimento contínuo com os grupos familiares e culturais em seu Estado de origem, sobretudo no Vale do Itajaí…

A vida de muita gente ficou colorida de otimismo, de perdão, de fé, de esperança, de alegria. A sua crença e luta pelo ecumenismo é cada vez mais intensa e contagiante. Qualifica com sua presença e ação no seu dia-a-dia, onde muita gente ainda descobre a beleza daqueles que vivem literalmente a pregação do Evangelho de Jesus Cristo.

Por Regina Rousseau, Texto publicado originalmente no site O Ponto na Web.

Fonte: http://unisal.br/

Deixe sua mensagem para nós: