Diariamente belas histórias de diversos membros da Família Salesiana que destacaram-se pela vida de exemplo de santidade, fé, obediência e perseverança nos ensinamentos e vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje conheceremos: Bem-Aventurado Filipe Rinaldi.

Bem-Aventurado Filipe Rinaldi (1856-1931)

Nascido a 28 de maio de 1856 em Lu Monferrato (Alessandria), aos 21 anos foi conquistado por Dom Bosco. Ordenado sacerdote, recebeu a incumbência de formar aspirantes e noviços. Em 1889 Dom Rua o mandou como Diretor a Sarriá (Espanha); chamado depois a ser Inspetor, contribuiu de modo decisivo para o desenvolvimento da “Espanha salesiana”.

Nomeado Vigário Geral da Congregação, revelou ainda mais seus dotes de pai e a sua riqueza de iniciativas: cuidado com as vocações, formação de centros de assistência espiritual e social para as jovens operárias, idealizador de empresas editoriais, guia e apoio para as Filhas de Maria Auxiliadora num momento especial da história. Deu grande impulso aos Cooperadores Salesianos; instituiu as Federações mundiais dos ex-alunos e ex-alunas.

Trabalhando com as Zeladoras de Maria Auxiliadora, intuiu e percorreu uma via que levava a criar uma nova forma de vida consagrada no mundo, que floresceria depois no Instituto secular das Voluntárias de Dom Bosco.

Foi eleito Reitor Mor em 1922. “Dom Rinaldi só não tem a voz de Dom Bosco: tudo mais ele tem” disse o Padre Francesia. Concentrou suas energias no esforço de adaptar o espírito de Dom Bosco aos tempos.

Cultor de salesianidade e mestre de vida espiritual, reanimou a vida interior dos Salesianos, a absoluta confiança em Deus, a ilimitada confiança na Auxiliadora; pediu a Pio XI a indulgência do “trabalho santificado”; cuidou das missões, enviando muitos jovens para que aprendessem língua e costumes a fim de realizar uma evangelização mais penetrante.

Morreu no dia 05 de dezembro de 1931. Seu corpo é venerado na cripta da basílica de Maria Auxiliadora.

Sua memória é celebrada no dia 05 de dezembro.

sdb.org

Fonte: http://www.salesianos.com.br/bem-aventuradofiliperinaldi/

Deixe sua mensagem para nós: