Na tarde de ontem, a comunidade do Oratório São Luiz reuniu-se para o Retiro Espiritual para o Mês da Bíblia, organizado pelos pós noviços e com a presença do Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, que atendeu confissões e presidiu a bênção do Santíssimo Sacramento na capela de São Luiz Gonzaga.

‘Retiro da Boa Morte’: Uma prática espiritual de preparação para a confissão, onde se faz um exame de consciência, uma boa revisão da vida e recebe do sacerdote o sacramento da confissão.

Já na parte prática da vida – exterior –, a pessoa é convidada a olhar as gavetas, armários, caixas, guarda-roupas e retirar tudo aquilo que não tem mais utilidade. Depois separar o que pode ser doado e o restante jogar no lixo.

“Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7).

Essa prática não é somente jogar fora objetos e materiais que não tem mais utilidade mas, sim, fazer uma verdadeira “limpeza” na alma, deixando assim o interior e exterior em ordem para o dia da morte. Esse método é baseado na pedagogia de Dom Bosco que dizia: “Temos de estar preparados, a todo instante, pois não sabemos o momento de nossa morte. E quando morrermos, como as pessoas vão encontrar nossas coisas? Vão achar tudo bagunçado? Encontrarão coisas vergonhosas?”.

Aos apegados e desorganizados com a vida o ‘Retiro da boa morte’ ensina o desapego e valoriza a necessidade de constantemente fazer uma revisão de vida. É preciso perceber as coisas que foram permitidas entrar no nosso coração e na alma para, assim, fazer uma faxina e deixar o “ambiente” agradável e habitável; a final, o exterior de uma pessoa reflete seu interior.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Retiro Espiritual Mês da Bíblia / Google Photos

ou no link: Galeria de fotos da celebração

Deixe sua mensagem para nós: