Aconteceu na tarde de domingo, dia 27/11/16, das 14 às 17 horas, o Retiro Espiritual do Advento, no Oratório São Luiz.

O Retiro da Boa Morte, como é conhecido, dentro da pedagogia de Dom Bosco, a pedagogia salesiana, trata-se de um dia penitêncial. A proposta era se preparar como se fosse morrer. Dia de silêncio, reflexão, penitência, confissão, oração e decisão de mudança de vida.

O retiro iniciou-se na Capela do Oratório com um momento de oração onde foi acesa a 1ª vela do Advento, cânticos, a leitura da Bíblia e a mensagem de Pe. Alexandre.

Assista abaixo a mensagem de abertura dada pelo Pe. Alexandre:

Depois, Pe. Ilmário fez um belo momento de reflexão sobre o Advento, meditando nas palavras do Livro de Isaías, no capítulo 9, 1-6:

1.O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz.

2.Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos.

3.Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã.

4.Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas;

5.porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz.

6.Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos.

Assista abaixo ao Pe. Ilmário falando sobre o Advento:

Seguiu-se então para o momento de deserto, onde o Santíssimo Sacramento foi exposto para adoração numa tenda no gramado ao lado do Pátio externo… silêncio, oração, reflexão…

Os padres Alexandre e Ilmário atenderam confissões durante este momento especial.

Ao final, a bênção do Santíssimo Sacramento pelo Pe. Alexandre.

Para encerrar o retiro, todos confraternizaram-se alegremente renovados por esta tarde tão enriquecedora, com um delicioso lanche partilhado por todos os presentes.

Aos seminaristas salesianos Denis, Ivan, Lucas e Michel, pela organização do Retiro e aos Padres Alexandre e Ilmário, nossos agradecimentos e orações.

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos do retiro)

Retiro Espiritual do Advento / Google Photos

Deixe sua mensagem para nós: