Na manhã de ontem, domingo, Pe. Manoel Pinto Pereira, SDB, presidiu a Missa do 22º Domingo do Tempo Comum, iniciando o Mês da Bíblia, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a “Lei”. Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe-lhe a sua “Lei”. A “Lei” de Deus indica ao homem o caminho a seguir. Contudo, esse caminho não se esgota num mero cumprimento de ritos ou de práticas vazias de significado, mas num processo de conversão que leve o homem a comprometer-se cada vez mais com o amor a Deus e aos irmãos.
A primeira leitura garante-nos que as “leis” e preceitos de Deus são um caminho seguro para a felicidade e para a vida em plenitude. Por isso, o autor dessa catequese recomenda insistentemente ao seu Povo que acolha a Palavra de Deus e se deixe guiar por ela.
No Evangelho, Jesus denuncia a atitude daqueles que fizeram do cumprimento externo e superficial da “lei” um valor absoluto, esquecendo que a “lei” é apenas um caminho para chegar a um compromisso efectivo com o projecto de Deus. Na perspectiva de Jesus, a verdadeira religião não se centra no cumprimento formal das “leis”, mas num processo de conversão que leve o homem à comunhão com Deus e a viver numa real partilha de amor com os irmãos.
A segunda leitura convida os crentes a escutarem e acolherem a Palavra de Deus; mas avisa que essa Palavra escutada e acolhida no coração tem de tornar-se um compromisso de amor, de partilha, de solidariedade com o mundo e com os homens.

(Fonte: http://www.dehonianos.org)

 

O comentarista da celebração foi o Douglas:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Alaine:

 

O Salmo foi cantado pelo salmista Gabriel:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora :

 

Assista abaixo à homilia do Pe. Manoel:

 

A Oração da Comunidade foi feita pela leitora Lindaura:

 

A procissão do Ofertório:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Helena, Eliane e Terezinha;

 

Auxiliaram na celebração os pós noviços irmão Lucas e Leandro e as coroinhas:

 

Auxiliaram também na celebração o pós noviço Renato, o Acólito Yan e todos os Coroinhas:

 

A animação musical ficou por conta do Grupo Vozes do Deserto; que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 22º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria de fotos da celebração

Deixe sua mensagem para nós: