Numa bela e ensolarada manhã de verão, Pe. Luís Fabiano dos Santos Barbosa, SDB, Novo Diretor da Comunidade Salesiana de Lorena e Piquete, presidiu a celebração da Missa do 6º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos um Deus cheio de amor, de bondade e de ternura, que convida todos os homens e todas as mulheres a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus. Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos.
A primeira leitura apresenta-nos a legislação que definia a forma de tratar com os leprosos. Impressiona como, a partir de uma imagem deturpada de Deus, os homens são capazes de inventar mecanismos de discriminação e de rejeição em nome de Deus.
O Evangelho diz-nos que, em Jesus, Deus desce ao encontro dos seus filhos vítimas da rejeição e da exclusão, compadece-Se da sua miséria, estende-lhes a mão com amor, liberta-os dos seus sofrimentos, convida-os a integrar a comunidade do “Reino”. Deus não pactua com a discriminação e denuncia como contrários aos seus projetos todos os mecanismos de opressão dos irmãos.
A segunda leitura convida os cristãos a terem como prioridade a glória de Deus e o serviço dos irmãos. O exemplo supremo deve ser o de Cristo, que viveu na obediência incondicional aos projetos do Pai e fez da sua vida um dom de amor, ao serviço da libertação dos homens.

Pe. Luiz Fabiano dos Santos Barbosa, nasceu no dia 16/12/1980 e ordenou-se sacerdote no dia 11/12/2010. De 2012 a 2014, cursou mestrado na Università Pontificia Salesiana, em Roma, na Itália. Tendo finalizado seus estudos de mestrado em Roma, fez parte da comunidade do Pio XI/Lapa, em São Paulo, como professor e coordenador do Curso de Teologia do Unisal. E neste ano assume como diretor da Comunidade Salesiana de Lorena e Piquete, que compreende a Casa São José, uma comunidade de seminaristas que estão fazendo o curso de Filosofia, dois santuários (São Benedito e Dom Bosco), uma obra social (Provim), uma escola (Colégio São Joaquim) e um campus universitário do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unisal.

Clique aqui para ver a postagem da missa de posse de Pe. Luiz Fabiano!

O comentarista da celebração foi o Luiz, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Stephanie, da AJS:

 

O Salmo foi cantado pela salmista Neide:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Gabriela, jovem líder Salesiana:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Luís Fabiano:

 

Assista abaixo à bela homilia de Pe. Luís Fabiano:

 

A Oração da Comunidade foi feita pela leitora Nilce, catequista:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Júnior, Edilson, Felipe e Valéria (da esquerda para a direita):

 

Auxiliaram na celebração os Pós Noviços Salesianos:

 

Auxiliaram também na celebração o Acólito Yan; e os Coroinhas: Isabela, Li Zijian e Yanni;

 

A animação musical ficou por conta do casal Neide e João Tobias, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 6º domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa do 6º Domingo do Tempo Comum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *