Na manhã de ontem, domingo, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa do 9º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 9.º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre a celebração do Dia do Senhor, sábado para os judeus, domingo para os cristãos, fazendo memória da ação criadora e redentora de Deus para com o seu Povo.
A primeira leitura recorda-nos o preceito do terceiro mandamento, de guardar o sábado para o santificar, sugerindo que seja um dia que exprime a unidade do Povo que celebra a ação libertadora de Deus, sem qualquer tipo de desigualdades.
O Evangelho, retomando a mesma temática, mostra que, quando se faz uma interpretação demasiado rigorista dos preceitos da Lei, ela deixa de cumprir a sua missão de estar ao serviço do homem de cada tempo. Jesus convida-nos, por isso, a posicionar-nos ao serviço dos necessitados, tendo em conta que o Dia do Senhor foi feito para o homem, não para fazer do homem um escravo. É um convite a vivermos não do preceito, mas da Lei que assumimos no nosso coração.
A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de ardor apostólico de São Paulo, para quem ser evangelizador equivale a ser prolongamento da vida de Cristo que deve ser visível naqueles que a anunciam. Apesar das fragilidades humanas, a mensagem evangélica não fica comprometida, porque é um tesouro precioso, sinal de que a obra evangelizadora é obra do poder de Deus.

(Fonte: http://www.dehonianos.org)

 

A comentarista da celebração:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora:

 

O Salmo foi cantado pela salmista Thaís, do Grupo Gedalis:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora:

 

Assista abaixo à proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

 

Assista abaixo à bela homilia de Pe. Ilmário:

 

A Oração da Comunidade foi feita pelo leitor:

 

A procissão do Ofertório:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, as ministras extraordinárias da Sagrada Comunhão: Helena, Maria Aparecida, Maria Fernanda e Terezinha.

 

Auxiliaram na celebração os pós Noviços irmão Lucas e Leandro; e os Acólitos Arthur e Yan:

 

Auxiliaram também na celebração o pós Noviço José Renato, a Acólita Samanta e os Coroinhas:

 

A animação musical ficou por conta do Grupo Gedalis, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 9º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria de fotos da celebração

Deixe sua mensagem para nós: