Na manhã deste domingo, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa da Solenidade da Santíssima Trindade e Coroação de Nossa Senhora, no Oratório São Luiz.

A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

Na primeira leitura, Jahwéh revela-se como o Deus da relação, empenhado em estabelecer comunhão e familiaridade com o seu Povo. É um Deus que vem ao encontro dos homens, que lhes fala, que lhes indica caminhos seguros de liberdade e de vida, que está permanentemente atento aos problemas dos homens, que intervém no mundo para nos libertar de tudo aquilo que nos oprime e para nos oferecer perspectivas de vida plena e verdadeira.

A segunda leitura confirma a mensagem da primeira: o Deus em quem acreditamos não é um Deus distante e inacessível, que se demitiu do seu papel de Criador e que assiste com indiferença e impassibilidade aos dramas dos homens; mas é um Deus que acompanha com paixão a caminhada da humanidade e que não desiste de oferecer aos homens a vida plena e definitiva.

No Evangelho, Jesus dá a entender que ser seu discípulo é aceitar o convite para se vincular com a comunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os discípulos de Jesus recebem a missão de testemunhar a sua proposta de vida no meio do mundo e são enviados a apresentar, a todos os homens e mulheres, sem excepção, o convite de Deus para integrar a comunidade trinitária.

(Fonte: http://www.dehonianos.org)

O comentarista da celebração foi o Douglas, da Pastoral de Liturgia:

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitora Alaine, da Pastoral de Liturgia:

O Salmo foi cantado pela salmista Karen, da Banda Amor e Mensagem:

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Elaine, Catequista e da Pastoral da Liturgia:

Assista abaixo à proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

Assista abaixo à bela homilia de Pe. Ilmário:

A Oração da Comunidade foi feita pela leitora Lindaura, Catequista e da Pastoral da Liturgia:

A procissão do Ofertório:

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Domingos, Edilson, Eliane e Luiz.

Auxiliaram na celebração o pós Noviço Leandro e o Acólito Yan:

Auxiliou também na celebração o Pós Noviço Giovanni:

Auxiliaram também na celebração os pós noviços Irmão Lucas e José Renato; e todos os coroinhas:

A animação musical ficou por conta da Banda Amor e Mensagem, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

Ao final da celebração as crianças da catequese fizeram a Coroação de Nossa Senhora:

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa da Solenidade da Santíssima Trindade e Coroação de Nossa Senhora / Google Photos

ou no link: Galeria de fotos da celebração

One thought on “Pe. Ilmário preside Missa da Solenidade da Santíssima Trindade

1. Parabéns a toda a comunidade pela belíssima celebração. Parabéns as Catequistas e as crianças da catequese, vocês nos fizeram rezar junto com a Mãe, nos sentimos tocados pelo carinho da Mãe. Foi emocionante este momento de devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.