Na manhã de ontem, dia 30, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa do 30º Domingo do Tempo Comum, 5º domingo do Mês das Missões, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 30º domingo Comum diz-nos, de forma clara e inquestionável, que o amor está no centro da experiência cristã. O que Deus pede – ou antes, o que Deus exige – a cada crente é que deixe o seu coração ser submergido pelo amor.
O Evangelho diz-nos, de forma clara e inquestionável, que toda a revelação de Deus se resume no amor – amor a Deus e amor aos irmãos. Os dois mandamentos não podem separar-se: “amar a Deus” é cumprir a sua vontade e estabelecer com os irmãos relações de amor, de solidariedade, de partilha, de serviço, até ao dom total da vida. Tudo o resto é explicação, desenvolvimento, aplicação à vida prática dessas duas coordenadas fundamentais da vida cristã.
A primeira leitura garante-nos que Deus não aceita a perpetuação de situações intoleráveis de injustiça, de arbitrariedade, de opressão, de desrespeito pelos direitos e pela dignidade dos mais pobres e dos mais débeis. A título de exemplo, a leitura fala da situação dos estrangeiros, dos órfãos, das viúvas e dos pobres vítimas da especulação dos usurários: qualquer injustiça ou arbitrariedade praticada contra um irmão mais pobre ou mais débil é um crime grave contra Deus, que nos afasta da comunhão com Deus e nos coloca fora da órbita da Aliança.
A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de uma comunidade cristã (da cidade grega de Tessalónica) que, apesar da hostilidade e da perseguição, aprendeu a percorrer, com Cristo e com Paulo, o caminho do amor e do dom da vida; e esse percurso – cumprido na alegria e na dor – tornou-se semente de fé e de amor, que deu frutos em outras comunidades cristãs do mundo grego. Dessa experiência comum, nasceu uma imensa família de irmãos, unida à volta do Evangelho e espalhada por todo o mundo grego.

O comentarista da celebração foi o José Carlos:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Silvia:

 

O Salmo 17 foi proclamado pela salmista do Coral Comunidade Negra:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pelo leitor Douglas:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

Assista abaixo à linda homilia do Pe. Ilmário:

 

A oração da comunidade foi feita pela leitora:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Helena, Terezinha, Maria Fernanda e Maria Aparecida (da esquerda para a direita).

 

Auxiliaram também na celebração os Pós Noviços Salesianos Denis e Leandro, e os Acólitos João e Beatriz:

 

Auxiliaram também na celebração o Pós Noviço Giovanni, os Acólitos Marcos e Danilo, e os Coroinhas: Samanta, Thátaba, Arthur, Yan Kevin e Lucas (da esquerda para a direita):

 

A animação musical ficou por conta do coral Comunidade Negra, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Ao final da celebração o pós noviço Leandro apresentou à Comunidade os membros da Pastoral do Dízimo: Cristina, José Carlos e Silvia (da esquerda para a direita).

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 30º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa do 30º Domingo do Tempo Comum

Deixe sua mensagem para nós: