Numa bela manhã de Primavera, 2º domingo de Dezembro, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa do 2º Domingo do Advento, no Oratório São Luiz.

A liturgia do segundo domingo de Advento constitui um veemente apelo ao reencontro do homem com Deus, à conversão. Por sua parte, Deus está sempre disposto a oferecer ao homem um mundo novo de liberdade, de justiça e de paz; mas esse mundo só se tornará uma realidade quando o homem aceitar reformar o seu coração, abrindo-o aos valores de Deus.
Na primeira leitura, um profeta anônimo da época do Exílio garante aos exilados a fidelidade de Jahwéh e a sua vontade de conduzir o Povo – através de um caminho fácil e direito – em direção à terra da liberdade e da paz. Ao Povo, por sua vez, é pedido que dispa os seus hábitos de comodismo, de egoísmo e de auto-suficiência e aceite, outra vez, confrontar-se com os desafios de Deus.
No Evangelho, João Batista convida os seus contemporâneos (e, claro, os homens de todas as épocas) a acolher o Messias libertador. A missão do Messias – diz João – será oferecer a todos os homens esse Espírito de Deus que gera vida nova e permite ao homem viver numa dinâmica de amor e de liberdade. No entanto, só poderá estar aberto à proposta do Messias quem tiver percorrido um autêntico caminho de conversão, de transformação, de mudança de vida e de mentalidade.
A segunda leitura aponta para a parusia, a segunda vinda de Jesus. Convida-nos à vigilância – isto é, a vivermos dia a dia de acordo com os ensinamentos de Jesus, empenhando-nos na transformação do mundo e na construção do Reino. Se os crentes pautarem a sua vida por esta dinâmica de contínua conversão, encontrarão no final da sua caminhada terrena “os novos céus e a nova terra onde habita a justiça”.

A celebração iniciou-se acendendo-se a 2ª Vela da Coroa do Advento:

 

O comentarista da celebração foi o Douglas:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Aline:

 

O Salmo 84 foi cantado pela salmista Neide:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pelo leitor José Carlos:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

 

Assista abaixo à bela homilia do Pe. Ilmário:

 

A Oração da Comunidade foi feita pela leitora Chiara:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Júnior, Valéria e Felipe (da esquerda para a direita):

 

Auxiliaram na celebração os Pós Noviços Salesianos Giovanni e Leandro,

 

E os Acólitos Samanta e Yan:

 

Auxiliaram também na celebração o Acólito Arthur; e os Coroinhas: Isabela, Yanni, Li Zijian e Thábata (da esquerda para a direita), Ernani e Diogo (na 2ª fileira);

 

A animação musical ficou por conta do casal Neide e João Tobias, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 2º Domingo do Advento / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa do 2º Domingo do Advento

Deixe sua mensagem para nós: