Numa bela manhã ensolarada de Primavera, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa do 27º Domingo do Tempo Comum, 2º domingo do Mês das Missões, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem da “vinha de Deus” para falar desse Povo que aceita o desafio do amor de Deus e que se coloca ao serviço de Deus. Desse Povo, Deus exige frutos de amor, de paz, de justiça, de bondade e de misericórdia.
Na primeira leitura, o profeta Isaías dá conta do amor e da solicitude de Deus pela sua “vinha”. Esse amor e essa solicitude não podem, no entanto, ter como contrapartida frutos de egoísmo e de injustiça… O Povo de Jahwéh tem de deixar-se transformar pelo amor sempre fiel de Deus e produzir os frutos bons que Deus aprecia – a justiça, o direito, o respeito pelos mandamentos, a fidelidade à Aliança.
No Evangelho, Jesus retoma a imagem da “vinha”. Critica fortemente os líderes judaicos que se apropriaram em benefício próprio da “vinha de Deus” e que se recusaram sempre a oferecer a Deus os frutos que Lhe eram devidos. Jesus anuncia que a “vinha” vai ser-lhes retirada e vai ser confiada a trabalhadores que produzam e que entreguem a Deus os frutos que Ele espera.
Na segunda leitura, Paulo exorta os cristãos da cidade grega de Filipos – e todos os que fazem parte da “vinha de Deus” – a viverem na alegria e na serenidade, respeitando o que é verdadeiro, nobre, justo e digno. São esses os frutos que Deus espera da sua “vinha”.

A comentarista da celebração foi a Silvia Nicácio:

 

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor José Carlos:

 

O Salmo 79 foi proclamado pelo salmista Douglas e refrão cantado pelo Coral São Luiz Gonzaga:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Cristina:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

Assista abaixo à linda homilia do Pe. Ilmário:

 

A oração da comunidade foi feita pelo leitor Amaral:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Junior, Felipe, Edilson e Valéria (da esquerda para a direita).

 

Auxiliaram na celebração: os pós-noviços salesianos Leandro e Denis.

 

Auxiliaram também na celebração os Acólitos João e Marcos:

 

Auxiliaram também na celebração o pós-noviço salesiano Giovani, a Acólita Beatriz e os Coroinhas: Eduardo, Ernani, Arthur e Pedro (da esquerda para a direita) e Lucas e Thábata (atrás):

 

A animação musical ficou por conta do coral São Luiz Gonzaga, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Ao final da celebração receberam o certificado de iniciação alguns novos membros dos Vicentinos, setor Lorena, núcleo Nossa Senhora Auxiliadora, com sede no Oratório São Luiz:

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 27º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa do 27º Domingo do Tempo Comum

Deixe sua mensagem para nós: