Numa bela manhã de Primavera, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa do 26º Domingo do Tempo Comum, 1º domingo do Mês das Missões, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 26º Domingo do Tempo Comum deixa claro que Deus chama todos os homens e mulheres a empenhar-se na construção desse mundo novo de justiça e de paz que Deus sonhou e que quer propor a todos os homens. Diante da proposta de Deus, nós podemos assumir duas atitudes: ou dizer “sim” a Deus e colaborar com Ele, ou escolher caminhos de egoísmo, de comodismo, de isolamento e demitirmo-nos do compromisso que Deus nos pede. A Palavra de Deus exorta-nos a um compromisso sério e coerente com Deus – um compromisso que signifique um empenho real e exigente na construção de um mundo novo, de justiça, de fraternidade, de paz.
Na primeira leitura, o profeta Ezequiel convida os israelitas exilados na Babilónia a comprometerem-se de forma séria e consequente com Deus, sem rodeios, sem evasivas, sem subterfúgios. Cada crente deve tomar consciência das consequências do seu compromisso com Deus e viver, com coerência, as implicações práticas da sua adesão a Jahwéh e à Aliança.
O Evangelho diz como se concretiza o compromisso do crente com Deus… O “sim” que Deus nos pede não é uma declaração teórica de boas intenções, sem implicações práticas; mas é um compromisso firme, coerente, sério e exigente com o Reino, com os seus valores, com o seguimento de Jesus Cristo. O verdadeiro crente não é aquele que “dá boa impressão”, que finge respeitar as regras e que tem um comportamento irrepreensível do ponto de vista das convenções sociais; mas é aquele que cumpre na realidade da vida a vontade de Deus.
A segunda leitura apresenta aos cristãos de Filipos (e aos cristãos de todos os tempos e lugares) o exemplo de Cristo: apesar de ser Filho de Deus, Cristo não afirmou com arrogância e orgulho a sua condição divina, mas assumiu a realidade da fragilidade humana, fazendo-se servidor dos homens para nos ensinar a suprema lição do amor, do serviço, da entrega total da vida por amor. Os cristãos são chamados por Deus a seguir Jesus e a viver do mesmo jeito, na entrega total ao Pai e aos seus projetos.

A comentarista da celebração foi a Viviane:

 

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor Thiago:

 

O Salmo 24 foi cantado pela salmista Elaine e Coral São Luiz Gonzaga:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Cristina:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

Assista abaixo à linda homilia do Pe. Ilmário:

 

A oração da comunidade foi feita pelo leitor Alex:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Maria Aparecida, Helena, Terezinha e Maria Fernanda (da esquerda para a direita).

 

Auxiliou na celebração e na distribuição da Sagrada Eucaristia: o pós-noviço salesiano Leandro.

 

Auxiliaram também na celebração os Acólitos Marcos, Danilo e João:

 

Auxiliaram também na celebração a Acólita Beatriz e os Coroinhas: Samanta, Diogo, Thábata, Thainá e Eduardo (da esquerda para a direita) e Isabela (atrás):

 

A animação musical ficou por conta do coral São Luiz Gonzaga, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 26º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa do 26º Domingo do Tempo Comum

Deixe sua mensagem para nós: