Numa bela manhã de Primavera, 1º domingo de Dezembro, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa do 1º Domingo do Advento, 1º domingo do Ano Litúrgico B, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 1º Domingo do Advento convida-nos a equacionar a nossa caminhada pela história à luz da certeza de que “o Senhor vem”. Apresenta também aos crentes indicações concretas acerca da forma devem viver esse tempo de espera.
A primeira leitura é um apelo dramático a Jahwéh, o Deus que é “pai” e “redentor”, no sentido de vir mais uma vez ao encontro de Israel para o libertar do pecado e para recriar um Povo de coração novo. O profeta não tem dúvidas: a essência de Deus é amor e misericórdia; essas “qualidades” de Deus são a garantia da sua intervenção salvadora em cada passo da caminhada histórica do Povo de Deus.
O Evangelho convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que “o Senhor vem”. Ensina, ainda, que esse tempo de espera deve ser um tempo de “vigilância” – isto é, um tempo de compromisso activo e efectivo com a construção do Reino.
A segunda leitura mostra como Deus Se faz presente na história e na vida de uma comunidade crente, através dos dons e carismas que gratuitamente derrama sobre o seu Povo. Sugere também aos crentes que se mantenham atentos e vigilantes, a fim de acolherem os dons de Deus.

A celebração iniciou-se acendendo-se a 1ª Vela da Coroa do Advento:

 

A comentarista da celebração foi a Alaine:

 

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor Douglas:

 

O Salmo 79 foi cantado pela salmista Thaís da Banda Gedalis:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Lindaura:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

 

Assista abaixo à linda, atual e inspiradora homilia do Pe. Ilmário:

 

A Oração da Comunidade foi feita pela leitora Cristina:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Helena, Richard, Gláucia, Maria Fernanda e Maria Aparecida (da esquerda para a direita):

 

Auxiliaram na celebração o Pós Noviço Salesiano Giovanni e os Acólitos Arthur e Yan:

 

Auxiliaram também na celebração as Acólitas Beatriz e Samanta; e os Coroinhas: Eduardo, Yanni e Thábata (da esquerda para a direita);

 

A animação musical ficou por conta da Banda Gedalis, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 1º Domingo do Advento – Ano B / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa do 1º Domingo do Advento

Deixe sua mensagem para nós: