Numa manhã chuvosa de Primavera, 4º domingo de Novembro, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa da Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, Primeira Eucaristia, Investidura dos Novos Acólitos e Aniversário do 1º Ano dos Novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, 34º Domingo do Tempo Comum e último domingo do Ano Litúrgico A, no Oratório São Luiz.

No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. As leituras deste domingo falam-nos do Reino de Deus (esse Reino de que Jesus é rei). Apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história (através do amor) e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir.
A primeira leitura utiliza a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens. A imagem sublinha, por um lado, a autoridade de Deus e o seu papel na condução do seu Povo pelos caminhos da história; e sublinha, por outro lado, a preocupação, o carinho, o cuidado, o amor de Deus pelo seu Povo.
O Evangelho apresenta-nos, num quadro dramático, o “rei” Jesus a interpelar os seus discípulos acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os débeis, os desprotegidos. A questão é esta: o egoísmo, o fechamento em si próprio, a indiferença para com o irmão que sofre, não têm lugar no Reino de Deus. Quem insistir em conduzir a sua vida por esses critérios ficará à margem do Reino.
Na segunda leitura, Paulo lembra aos cristãos que o fim último da caminhada do crente é a participação nesse “Reino de Deus” de vida plena, para o qual Cristo nos conduz. Nesse Reino definitivo, Deus manifestar-Se-á em tudo e atuará como Senhor de todas as coisas (vers. 28).

A comentarista da celebração foi o Sidnei, do Ovisa:

 

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor Neto, do Ovisa:

 

O Salmo 22 foi cantado pela salmista e Coral São Luiz Gonzaga:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pelo leitor Rogério, do Ovisa:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

 

Assista abaixo à linda homilia do Pe. Ilmário:

 

Após a homilia, Pe. Ilmário presidiu a Investidura dos Novos Acólitos: Marcos, João, Samanta, Arthur, Lucas e Yan (da esquerda para à direita):

 

Momento inesquecível a Primeira Comunhão:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Gláucia, Elaine, Domingos, Edilson e Luiz (da esquerda para a direita), presentes também os ministros Terezinha, Rosana, Sebastião, Maria Aparecida, Felipe, Inácia, Helena, Maria Fernanda e Valéria.

 

Auxiliaram na celebração os Pós Noviços Salesianos Giovanni, Denis e Leandro (da esquerda para a direita).

 

Auxiliaram também na celebração o Acólito Danilo:

E os Coroinhas: Thainá, Li Zijian, Yan Kevin, Yanni e Pedro (da esquerda para a direita); Isabela, Diogo e Thábata (2ª fila).

 

A animação musical ficou por conta do Coral São Luiz Gonzaga, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Ao final da celebração os catequizandos receberam um certificado como lembrança deste momento inesquecível, sua Primeira Comunhão:

 

Os Novos Acólitos também receberam seu certificado:

 

Um agradecimento especial à catequista Nilce e à cooperadora Mônica que com carinho e dedicação costuraram as vestes dos novos Acólitos:

 

Um agradecimento especial às catequistas: Dênia, Dora, Glaucia, Elaine, Nilce e Viviane, que com tanto carinho e dedicação prepararam os catequizandos: Ana Letícia, Carlos, Eduardo, João Pedro, João Vítor, Mariana, Salomão, Samanta e Victor, para esse momento inesquecível.

 

Um agradecimento especial ao cooperador e ministro Richard e ao pós noviço Giovanni pela orientação e formação dos Acólitos:

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Solenidade de Cristo Rei, 1ª Eucaristia e Investidura dos Novos Acólitos / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa da Solenidade de Cristo Rei do Universo

Deixe sua mensagem para nós: