Na manhã de ontem, Pe. Benedito Claret, Reitor do Seminário da Sociedade Joseleitos de Cristo, presidiu a Missa do 27º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.

As leituras do 27º Domingo do Tempo Comum apresentam, como tema principal, o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher: formar uma comunidade de amor, estável e indissolúvel, que os ajude mutuamente a realizarem-se e a serem felizes. Esse amor, feito doação e entrega, será para o mundo um reflexo do amor de Deus.
A primeira leitura diz-nos que Deus criou o homem e a mulher para se completarem, para se ajudarem, para se amarem. Unidos pelo amor, o homem e a mulher formarão “uma só carne”. Ser “uma só carne” implica viverem em comunhão total um com o outro, dando-se um ao outro, partilhando a vida um com o outro, unidos por um amor que é mais forte do que qualquer outro vínculo.
No Evangelho, Jesus, confrontado com a Lei judaica do divórcio, reafirma o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher: eles foram chamados a formar uma comunidade estável e indissolúvel de amor, de partilha e de doação. A separação não está prevista no projeto ideal de Deus, pois Deus não considera um amor que não seja total e duradouro. Só o amor eterno, expresso num compromisso indissolúvel, respeita o projeto primordial de Deus para o homem e para a mulher.
A segunda leitura lembra-nos a “qualidade” do amor de Deus pelos homens… Deus amou de tal forma os homens que enviou ao mundo o seu Filho único “em proveito de todos”. Jesus, o Filho, solidarizou-Se com os homens, partilhou a debilidade dos homens e, cumprindo o projeto do Pai, aceitou morrer na cruz para dizer aos homens que a vida verdadeira está no amor que se dá até às últimas consequências. Ligando o texto da Carta aos Hebreus com o tema principal da liturgia deste domingo, podemos dizer que o casal cristão deve testemunhar, com a sua doação sem limites e com a sua entrega total, o amor de Deus pela humanidade.

(Fonte: http://www.dehonianos.org)

 

O comentarista da celebração foi o José Carlos, da Pastoral do Dízimo:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora e Catequista:

 

O Salmo foi cantado pela salmista Thaís, do Grupo Gedalis:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pelo leitor Laerte:

 

A proclamação do Evangelho pelo Pe. Benedito:

 

Assista abaixo à bela homilia do Pe. Benedito:

 

A Oração da Comunidade foi feita pela leitora Silvia, da Pastoral do Dízimo:

 

A procissão do Ofertório:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Helena, Maria Fernanda, Terezinha e Francine;

 

Auxiliaram na celebração os Pós Noviços Renato e Leandro, o Acólito Yan e o coroinha Pedro:

 

Auxiliaram também na celebração a Acólita Samanta e os Coroinhas:

 

A animação musical ficou por conta do Grupo Gedalis que deixou a celebração mais bonita e alegre;

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 27º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria de fotos da celebração

Deixe sua mensagem para nós: