Numa bela manhã do 1º domingo de Setembro, Mês da Bíblia, Pe. Alexandre Luiz de Oliveira, SDB, presidiu a celebração da Missa do 22º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir a “loucura da cruz”: o acesso a essa vida verdadeira e plena que Deus nos quer oferecer passa pelo caminho do amor e do dom da vida (cruz).
Na primeira leitura, um profeta de Israel (Jeremias) descreve a sua experiência de “cruz”. Seduzido por Jahwéh, Jeremias colocou toda a sua vida ao serviço de Deus e dos seus projetos. Nesse “caminho”, ele teve que enfrentar os poderosos e pôr em causa a lógica do mundo; por isso, conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição… É essa a experiência de todos aqueles que acolhem a Palavra de Jahwéh no seu coração e vivem em coerência com os valores de Deus.
A segunda leitura convida os cristãos a oferecerem toda a sua existência de cada dia a Deus. Paulo garante que é esse o sacrifício que Deus prefere. O que é que significa oferecer a Deus toda a existência? Significa, de acordo com Paulo, não nos conformarmos com a lógica do mundo, aprendermos a discernir os planos de Deus e a viver em consequência.
No Evangelho, Jesus avisa os discípulos de que o caminho da vida verdadeira não passa pelos triunfos e êxitos humanos, mas passa pelo amor e pelo dom da vida (até à morte, se for necessário). Jesus vai percorrer esse caminho; e quem quiser ser seu discípulo tem de aceitar percorrer um caminho semelhante.

O comentarista da celebração foi o Douglas:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Elaine:

 

O Salmo 62 foi cantado pelo salmista Gabriel, da Banda Vozes do Deserto:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Viviane:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Alexandre:

 

Assista abaixo à linda homilia do Pe. Alexandre:

 

A oração da comunidade foi feita pela leitora Alaine:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Helena, Maria Fernanda, Terezinha e Maria Aparecida (da esquerda para a direita).

 

Auxiliaram na celebração: os pós-noviços salesianos Denis, Leandro e Giovanni; e os Acólitos Marcos, Beatriz e Danilo.

 

Auxiliaram também na celebração os Coroinhas:  Samanta, Yanni, Yan Kevin e Yan (da esquerda para a direita); e Li Zijian e Thábata (atrás):

 

A animação musical ficou por conta de Gabriel e Charlie, da Banda Vozes do Deserto, que com suas belas vozes, deixaram a celebração mais bonita e participativa.

.

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

https://goo.gl/photos/BzmqRusRRBc8RULs5

Deixe sua mensagem para nós: