Conheça a Exposição Franciscana de Presépios 2016/2017  qno Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, ela iniciou-se no dia 25 de Outubro, dia de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão (Frei Galvão) e nesta edição presta homenagem ao Jubileu dos 300 anos da Santíssima Mãe Aparecida, a padroeira do Brasil.

Com o lema: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” Lc 1,38“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós”Jo 1,14, a mostra ilustra o nascimento de Jesus, inserindo-a no contexto das diferentes realidades brasileiras, contemplando desde o pescador, o sertanejo, o indígena, o caipira, o romeiro, o retirante, figuras que compõe a riquíssima miscelânea cultural brasileira. Um povo sofrido, lutador, trabalhador e ao mesmo tempo criativo, festivo, alegre, religioso e esperançoso.

Materiais como barro, grãos de café, madeira de demolição, carvão, cabaça, epóxi, lata, feltro, botões, cacos de vidro, escamas de peixe, palha de milho, papel kraft, pedra brita, serragem, buriti, jornais velhos dentre tantos outros, tornam-se ricas matérias-primas nas mãos dos grandes mestres do artesanato e da cultura brasileira.

Cada presépio é capaz de instigar, provocar a percepção e a reflexão do visitante, em composições que retratam temas polêmicos como: moradia e alimento (ou a falta deles), o desemprego, o preconceito, a miséria, a desestruturação familiar, os moradores de rua e crianças carentes, a falta de saneamento básico.

A Exposição Franciscana de Presépios tem visitação gratuita e está aberta todos os dias das 8h30 às 11h30 da manhã e das 14h às 17h30 da tarde. Para a maior comodidade dos visitantes, para grandes romarias e caravanas aconselha-se o agendamento que pode ser feito no site seminariofreigalvao.org.br ou pelo fone (12) 3132.6233.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *