Sábado da 6ª semana da Páscoa

Evangelho (Jo 16, 23b-28)

«Naquele dia, não me perguntareis mais nada. Em verdade, em verdade, vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.

Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Eu vos falei estas coisas por meio de figuras. Vem a hora em que não mais vos falarei em figuras, mas vos falarei claramente do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome. E não digo que eu rogarei ao Pai por vós. Pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que saí de junto de Deus. Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai».

Reflexão

Queridos irmãos, louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo,

A liturgia da Palavra deste sábado da 6ª semana do tempo pascal nos coloca diante da despedida de Jesus, no derradeiro dia de sua “habitação” no mundo. Como o último discurso Jesus quer reafirmar sua missão primeira: de nos revelar o rosto amoroso e misericordioso de um Deus que dá coisas boas os seus filhos, conforme as necessidades de seus filhos.

O fato de Jesus, enquanto filho e pessoa humana, nos revela isso é libertador, pois, essa é a vontade de Deus, que os seus filhos aprendam com Ele o jeito divino de amar. Consequência disso é o amor mútuo e atento as necessidades dos outros, nossos irmãos. Um amor que se inclina para ajudar os menores e indefesos. Um amor complacente que não se torna indiferente às dores do homem. Um amor emanado do amor de Deus. É porque fomos amados, que amamos. O amor é um sentimento dialógico, vivido e experienciado na prática, no cotidiano do dia-a-dia.

Aprendamos com Jesus o jeito humano de se relacionar com Deus. De pedir, na certeza, mesmo antes de receber, de que não deixará de ser atendido, pois confia na fonte primitiva do amor. Que Deus nos dê mesmo esta graça de viver da certeza de que não estamos jogamos no mundo à nossa própria sorte. Temos um Deus que é amor e que nos ensina a amar, a fazer deste mundo uma “civilização do amor”.

Leandro Francisco da Silva

Pós-noviço salesiano do Nordeste

leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *