Quarta-feira da 6ª semana da Páscoa – Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora

Evangelho (Jo 16, 12-15)

«Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora.

Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar».

Reflexão

Queridos irmãos,

A liturgia desta quarta-feira da 6ª semana da Páscoa, ainda na perspectiva da despedida de Jesus, traz o tema do Espírito Santo como revelador das “ocultas coisas” acerca da missão e da própria pessoa de Jesus. “Quando vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade”, diz Jesus no Evangelho de hoje, segundo João. O Espírito Santo tem a missão de nos conduzir à verdade de Deus, revelar a pessoa de Jesus, seus enigmas.

Nos homens e mulheres de razão, seres, portanto, que tem em sua intrínseca natureza, o desejo de conhecer a Deus e as realidades inteligíveis, cuja existência, é imperceptível aos nossos olhos. É mistério. Nossa razão, então, é limitada. Não consegue atingir todas as coisas. É justamente aí que nos aparece o Espírito de Deus. É ele o grande revelador dos mistérios que cercam a pessoa de Jesus. Àqueles, cuja, compreensão não temos.

É preciso, neste sentido, abrir-se à ação do Espírito de Deus. Ao celebrarmos a solene celebração de Nossa Senhora Auxiliadora, peçamos de Deus a graça de ser guiados por seu Espírito. A graça, de assim como Maria, viver sob a sombra do Espírito Santo. Que o mesmo Espírito, dom de Deus à Igreja nascente, nos conduza à Verdade, que é Deus. Que Maria Auxiliadora nos ajude sempre no serviço aos irmãos e na identificação com a pessoa de Jesus Cristo.

Leandro Francisco da Silva

Pós-noviço salesiano do Nordeste

leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *