Quinta-feira da Oitava da Páscoa

Evangelho (Jo 6, 44-51)

«Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair. E eu o ressuscitarei no último dia.

Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o ensinamento do Pai e o aprendeu vem a mim. Ninguém jamais viu o Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus: este viu o Pai. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo».

Reflexão

Queridos irmãos e irmãs,

Na liturgia da Palavra desta quinta-feira da 3ª semana do tempo, Jesus se coloca a definir as características fundamentais de seus discípulos. Segundo Jesus, no capitulo 6 de João, o verdadeiro discípulo é aquele que ouve e é instruído pelo próprio Jesus. Neste sentido, Jesus é o verdadeiro mestre e nós, seus seguidores.

A escuta atenta dos discípulos de Jesus, torna-se cada vez mais difícil, num mundo de tantas outras vozes. É preciso estar com os ouvidos atentos Àquele que realmente é nosso mestre. É preciso ouvir com a voz do coração. É preciso silenciar, externa e interiormente. É preciso um constante mergulho na nossa vida espiritual.

Com Jesus aprendamos a difícil arte de escutar, para que, na escuta atenta e sincera, saibamos todos nós, pôr em prática os ensinamentos de Jesus. É necessário como Ele, ouvir do Pai, seu mandato de amor. Com Ele, percorramos o caminho Jesus, de seus seguidores. Que, seguindo os passos do ressuscitado, saibamos nós, aprender d’Ele a arte de ser seu discípulo.

Que como discípulos e discípulas que somos, saibamos todos nós, reproduzir em nós mesmos, os sinais característicos de Jesus. Afim de sermos identificados como cristãos, seguidores e seguidoras de jesus.

Leandro Francisco da Silva, SDB

Pós-noviço salesiano

E-mail- leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *