Terça-feira da 11ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 5, 43-48)

«Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! ’ Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!

Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito».

Reflexão

Queridos irmãos,

A liturgia desta terça-feira da 11ª semana comum nos coloca na perspectiva do amor e do perdão ao próximo, aqui, nesta leitura evangélica entendido como aquele que se reconhece meu inimigo, aquele de quem não busco ou procuro qualquer tipo de recompensa. A Palavra de Deus nos ensina uma outra lógica até então entendida e difundida no nosso meio: a vingança. Jesus inverte a lógica e pede que nós amemos os nossos inimigos. O modelo, o protótipo de homem que segue assim é sempre Jesus. Deus faz chover sobre maus e bons, nos diz o Evangelho.

O grande pedido que nos faz este Evangelho de hoje, segundo Mateus, é a de uma postura nova, de uma atitude de mostre, que revele ao mundo a pessoa e as atitudes de Cristo. Uma postura que torna visível o amor na medida em que a gente ama. Um amor incondicional e desmedido, a luz do amor de Deus a todos nós. Um amor imerso e mergulhado no amor de Deus. Um amor capaz de se doar até mesmo aqueles que zombam de nós, nos maltrata e nos quer mal. Que recompensa tereis se amar a quem vos ama?, nos questiona Jesus no seu Evangelho.

Que a Palavra de Deus nos ajude a viver segundo o coração de Deus, um coração amoroso e grande, que alcança a todos, sem distinção.

Leandro Francisco da Silva, SDB

Pós-noviço salesiano

leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *