Quarta-feira da 3ª semana da quaresma

Evangelho (Mt 5, 17-19)

«Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir.

Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus».

Reflexão

Queridos irmãos e irmãs!

A liturgia da Palavra desta quarta-feira da 3ª semana da quaresma nos apresenta Jesus que, dirigindo-se aos seus discípulos, declara que não veio abolir as leis e os profetas, mas pleno cumprimento aos mesmos. Veio nos apresenta a lei por excelência, para onde deve estar orientada, toda boa lei, ao amor a Deus e aos irmãos. Assim resume-se toda lei. A lei não é má e nem boa em si mesma. Sua bondade está na intenção e para onde está orientada. A característica fundamental e identitária de Deus é o amor, como seus seguidores, precisamos também nós, nos amarmos mutualmente.

Deus, em Jesus, se revela um Deus apaixonado pelo homem, sua criatura. Sua paixão por nós, deve levar-nos ao amor a nós mesmos, a Deus e aos outros, nossos irmãos. Essa sequência não é lógica, cuja critério, pauta-se na importância de um sobre o outro, pois, não há demasiada disparidade entre a tríade apresentada. O eu individual, Deus e o outro, são “entes” diversos que se interacionam: O amor ao próximo nos aproxima de Deus e o amor a Deus nos leva a amar o próximo, todo esse amor é  nascido no coração de cada “eu individual”, um amor capaz de amar a todos, a partir do amor de que si ama.

A lei de Deus, inscrita no coração do homem, leve-o a amar, a fazer de si mesmo, um portador de Deus que, anuncia com o testemunho de sua vida, o dom gratuito do amor, que vem de Deus e para Ele tende. Que a lei de Deus nos torne todos mais fraternos e coerentes com sua proposta salvadora. E que neste tempo da quaresma nos ajude, neste bom e feliz propósito.

Leandro Francisco da Silva, SDB

Pós-noviço salesiano

E-mail- leandrofsdb@yahoo.com.br

 

 

Deixe sua mensagem para nós: