O folheto na missa é utilizado por uma questão de praticidade. Nele, além de constar os textos bíblicos, há também todo o rito adaptado para aquela celebração específica.

Além disso, geralmente há textos de formação e reflexão sobre algum tema de que trata aquele tempo litúrgico e outras informações importantes. Trata-se de um subsídio importante para o momento celebrativo e também para orientação das leituras da semana, podendo o fiel levá-lo para a sua casa.

:: Deus Conosco dia-a-dia da Editora Santuário

Existem paróquias que preferem não utilizar o folheto e pedem que as pessoas levem a Bíblia para a celebração, incentivando assim a intimidade com a Palavra de Deus. Essa prática contribui com a formação para a leitura e uso da Bíblia. Outras paróquias indicam o uso da Bíblia apenas durante o Mês da Bíblia (setembro).

Mas qual deveria ser a atitude correta, usar o folheto ou a Bíblia?

Certamente, aquela que a comunidade assumir como a mais eficaz para bem celebrar a Eucaristia. Sem o folheto é possível celebrar bem e com ele também. Muito importante é a preparação anterior que a equipe de celebração deve fazer para que os fiéis entrem e degustem e se alimentem do mistério celebrado.

Fonte: http://www.a12.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *