Na manhã deste domingo, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa do 10º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.
O tema deste 10.º Domingo do Tempo Comum gravita à volta da identidade de Jesus e da comunhão que Ele deseja estabelecer com aqueles que se colocam na disposição de o seguir: fica claro que Jesus não tem qualquer aliança com o Demónio e com o poder do mal e que se quer definir pela sua relação de obediência com Deus Pai, à qual convida todos aqueles que se querem sentir parte da sua família.
No Evangelho, Jesus demonstra que, na sua atividade de libertação do poder do mal, não pode estar a pactuar com o Demónio, mas vem para libertar os homens e as mulheres de todos os tempos. Também nisso está a fazer a vontade de Deus e convida todos a fazer comunidade centrada na sua pessoa e decidida a construir um mundo que se baseie neste desejo de fazer a vontade de Deus.
A primeira leitura traz-nos o diálogo de Deus com as figuras poéticas do primeiro homem e da primeira mulher, depois da queda. Este texto procura chamar-nos ao sentido da existência, deixando claro que todos somos chamados a não pactuar com o mal e a estar de sobreaviso diante das tentações do Maligno.
Na segunda leitura, São Paulo mostra como as tribulações que sofre não abrandam o seu ardor missionário, que se caracteriza pela grande confiança em Deus e na vida eterna que há de conceder; duas grandes atitudes qualificam o ministério de Paulo: a esperança de estar unido com Jesus na ressurreição tal como o está na tribulação terrena e o desejo íntimo de estar em comunhão com os cristãos a quem anuncia o Evangelho de Jesus Cristo.
(Fonte: http://www.dehonianos.org)
A comentarista da celebração:
A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor Luiz, Ministro Extraordinário:
O Salmo foi cantado pela salmista Neide:
A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Cristina, Cooperadora Salesiana:
Assista abaixo à proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:
Assista abaixo à bela homilia de Pe. Ilmário:
A Oração da Comunidade foi feita pela leitora:
A procissão do Ofertório:
Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, as ministras extraordinárias da Sagrada Comunhão: Júnior, Edilson e Felipe.
Auxiliaram na celebração os pós Noviços Giovanni e irmão Lucas; e os Acólitos Arthur e Yan:
Auxiliaram também na celebração os pós Noviços José Renato e Leandro, a Acólita Samanta e os Coroinhas:
A animação musical ficou por conta do casal João Tobias e Neide, que deixou a celebração mais bonita e participativa.
…
Galeria de Fotos:
(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)
ou no link: Galeria de fotos da celebração