Nesta manhã, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a Missa da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, Encontro do Dia Nacional da Juventude, encerramento do Ano Católico dedicado ao Laicato e Renovação dos Votos dos Cooperadores Salesianos, celebração concelebrada pelo Pe. Flávio José Lima Silva, SJC, no Oratório São Luiz.

No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo. A Palavra de Deus que nos é proposta neste último domingo do ano litúrgico convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus; deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se concretiza de acordo com uma lógica própria, a lógica de Deus. O Evangelho, especialmente, explica qual é a lógica da realeza de Jesus.
A primeira leitura anuncia que Deus vai intervir no mundo, a fim de eliminar a crueza, a ambição, a violência, a opressão que marcam a história dos reinos humanos. Através de um “filho de homem” que vai aparecer “sobre as nuvens”, Deus vai devolver à história a sua dimensão de “humanidade”, possibilitando que os homens sejam livres e vivam na paz e na tranquilidade. Os cristãos verão nesse “filho de homem” vitorioso um anúncio da realeza de Jesus.
Na segunda leitura, o autor do Livro do Apocalipse apresenta Jesus como o Senhor
do Tempo e da História, o princípio e o fim de todas as coisas, o “príncipe dos reis da terra”, Aquele que há-de vir “por entre as nuvens” cheio de poder, de glória e de majestade para instaurar um reino definitivo de felicidade, de vida e de paz. É, precisamente, a interpretação cristã dessa figura de “filho de homem” de que falava a primeira leitura.
O Evangelho apresenta-nos, num quadro dramático, Jesus a assumir a sua condição de rei diante de Poncius Pilatus. A cena revela, contudo, que a realeza reivindicada por Jesus não assenta em esquemas de ambição, de poder, de autoridade, de violência, como acontece com os reis da terra. A missão “real” de Jesus é dar “testemunho da verdade”; e concretiza-se no amor, no serviço, no perdão, na partilha, no dom da vida.

(Fonte: http://www.dehonianos.org)

 

A comentarista da celebração, Cooperadora Salesiana:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela Cristina, Cooperadora Salesiana:

 

O Salmo foi cantado pela salmista do Ovisa:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela Cooperadora Salesiana:

 

Assista abaixo à proclamação do Evangelho pelo Pe. Flávio:

 

Após a Proclamação do Evangelho foram renovados os votos dos Cooperadores Salesianos:

 

Assista abaixo à bela homilia do Pe. Ilmário:

 

A Oração da Comunidade foi feita pelas Cooperadoras Salesianas Tereza e Viviane:

 

A procissão do Ofertório:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Luiz, Gláucia, Domingos, Eliane e Edilson.

 

Auxiliaram na celebração o Pós Noviços Irmão Lucas e os Acólitos Thayná Julia e Yan;

 

Auxiliaram também na celebração os Pós Noviços Giovanni e Leandro, Seminaristas Diocesanos, acólitas e coroinhas;

 

A animação musical ficou por conta do coral do Ovisa que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Ao final da celebração foram chamados para junto do altar os Cooperadores Salesianos e todos os jovens participantes do Encontro do Dia Nacional da Juventude da Diocese de Lorena.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo / Google Photos

ou no link: Galeria de fotos da celebração

Deixe sua mensagem para nós: