Quarta-feira da 1ª semana da quaresma

Evangelho (Lc 11,29-32)

Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Reflexão

Queridos irmãos e irmãs, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

A liturgia da Palavra desta quarta-feira da 1ª semana do tempo favorável da quaresma, pede-nos uma conversão do coração para aquilo que vai além dos sinais apresentados pelos profetas: JESUS CRISTO, o grande sinal do amor misericordioso de Deus pela humanidade sempre carente de amor.

Jesus, no evangelho de hoje, faz uma grande crítica àqueles que o procuram em busca de sinais. Não reconhecem em Jesus, o prodigioso sinal da presença de Deus entre homens. Os cristãos que ficam na aparência, às margens, na via da fé, tornam-se meros telespectadores, que nada mais fazem que aplaudir e se contentar com os milagres operados por Jesus. O milagre, neste sentido, não transforma o interior, ficando apenas na exterioridade dos que veem. Jesus pede de nós, sobretudo, neste tempo, uma mudança interior, que muda toda a vida aparente.

O grande desafio que nós cristãos precisamos enfrentar, com coragem e otimismo, sobretudo, neste tempo, cujos sentidos, tem a primazia, é o de não parar nos sinais, nos revelados pelos profetas de ontem e os de hoje. É preciso uma mudança interior de atitude, de olhos mais atentos e perspicazes, de um ouvido mais apurado e atento à voz de Deus, que em Jesus, nos revela seu projeto de amor e de salvação à toda humanidade.

Que este tempo da quaresma nos ajude, neste bom e fundamental propósito.

Leandro Francisco da Silva, SDB

Pós-noviço salesiano

E-mail- leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *