Bom dia, Terça feira da 5ª semana do Tempo comum 1ª Parte, São Paulo Míki e companheiros mártires.
Evangelho do dia (Mc 7,1-13)
Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus.2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’.8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’.12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor !
Reflexão:
Quantos hoje em dia abandonaram os preceitos de DEUS para buscar a própria glória, passando por cima de tudo para alcançar fama, status, aparência, grandeza própria, em fim aquilo que o mundo valoriza?
Cada dia que passa vimos principalmente no mundo corporativo, que o correto, é aquele que é sério, fala pouco e não demonstra seus sentimentos, está atrás só das razões, das disputas e das metas, sempre cobrando o próximo na intenção de prejudicar, colocando todas as coisas como urgência, esquecendo os valores que DEUS nos ensinou através de Jesus profetizados na Sagrada escritura, a preocupação com a caridade da boa ação com próximo de sempre querer ajudar de alguma forma e nunca julgar ou querer prejudicar.
Resumindo Jesus nos orienta, de que adianta seguir uma tradição ou uma lei e ser impuro, não ser digno, viver na falsidade, fingindo ser, por isso precisamos ser verdadeiros, justos, fiéis e sempre fazer a vontade do Senhor e não a dos homens,.