Na noite de ontem, dia 14/12/18, Dom João Inácio Müller, Bispo de Lorena, presidiu a Missa da Crisma, no Santuário Dom Bosco, no Parque das Rodovias.

A celebração foi concelebrada pelo Pe. Edson Castilho, Reitor do Santuário Dom Bosco, Pe. Luiz Fabiano, Diretor Geral da Presença Salesiana em Lorena, Pe. Mauro Bombo, Diretor Administrativo da Presença Salesiana em Lorena, Pe. Ilmário Pinheiro, Diretor do Oratório São Luiz e Pe. Elder, da Inspetoria do Nordeste em visita à Lorena.

Numa noite de festa da Família Salesiana de Lorena, jovens crismandos dos Oratórios Salesianos, dos Santuários de São Benedito e Dom Bosco e do Colégio São Joaquim; receberam o Sacramento da Crisma, eles que foram preparados com muito carinho pelos catequistas no decorrer de todo ano para este momento tão especial.

O sacramento da Crisma dá ao batizado – de modo efusivo, como no dia de Pentecostes – o Espírito Santo a fim de que seja o fiel fortalecido na sua vida interior de fé, encorajado e animado para a profissão externa dessa mesma fé, ou seja, leva-o a olhar para o bem do próximo (cf. B. Bartmann. Teologia dogmática. vol. III (Paulinas), p. 118).

Segundo as palavras do Papa Francisco; “Quem pode realmente tornar-nos sal que dá sabor e preserva da corrupção, e luz que ilumina o mundo, é somente o Espírito de Cristo! E este é o dom que recebemos no sacramento da Confirmação ou Crisma, sobre o qual desejo me concentrar a refletir com vocês. Chama-se “Confirmação” porque confirma o Batismo e reforça a sua graça (cfr Catecismo da Igreja Católica, 1289); como também “Crisma”, pelo fato de que recebemos o Espírito através da unção com o “crisma” – óleo misto com perfume consagrado pelo bispo – termo que nos leva a “Cristo”, o Ungido pelo Espírito Santo.  Renascer à vida divina no Batismo é o primeiro passo; é preciso então comportar-se como filho de Deus, ou seja, conformar-se ao Cristo que age na santa Igreja, deixando-se envolver na sua missão no mundo. A isso provê a unção do Espírito Santo: “sem a sua força, nada está no homem” (cfr Sequência de Pentecostes). Sem a força do Espírito Santo, não podemos fazer nada: é o Espírito que nos dá a força para seguir adiante. Como toda a vida de Jesus foi animada pelo Espírito, assim também a vida da Igreja e de cada um dos seus membros está sob a guia do mesmo Espírito. ” (Vejo a mensagem na íntegra acessando aqui!

… A ENTRADA …

 

… PE. EDSON DÁ AS BOAS VINDAS …

 

… OS CRISMANDOS E SEUS PADRINHOS …

 

… A CELEBRAÇÃO …

Os comentários iniciais:

 

A 1º Leitura:

 

O Salmo foi cantado pela salmista Chiara, do Coral São Luiz Gonzaga:

 

A proclamação do Evangelho pelo Pe. Mauro:

 

A homilia de Dom João Inácio:

 

… O SACRAMENTO DA CRISMA …

 

A Oração da Comunidade:

 

… A procissão do Ofertório …

 

… A CONSAGRAÇÃO …

 

… A COMUNHÃO…

 

A animação musical ficou por conta do Coral São Luiz Gonzaga que deixou a celebração mais bonita e participativa.

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do Crisma / Google Photos

ou no link: Galeria de fotos da celebração

 

Deixe sua mensagem para nós: