Numa manhã chuvosa do primeiro domingo do ano, Diácono Francisco de Assis Amaral de Souza, da Paróquia de Cristo Rei, presidiu a Celebração da Palavra na Solenidade da Epifania do Senhor, no Oratório São Luiz.
A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens… Ele é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projecto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa “luz” incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.
A primeira leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.
No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “magos” do oriente, representantes de todos os povos da terra… Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-n’O com esperança até O encontrar, reconhecem n’Ele a “salvação de Deus” e aceitam-n’O como “o Senhor”. A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem excepção.
A segunda leitura apresenta o projecto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus.
A comentarista da celebração foi a Viviane:
A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Elaine:
O Salmo foi cantado pelo Gabriel, da Banda Vozes do Deserto:
A 2ª Leitura foi proclamada pelo leitor Gilberto:
Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Diácono Francisco:
Assista abaixo à bela homilia do Diácono Francisco:
A Oração da Comunidade foi feita pela leitora Nilce:
Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Maria Aparecida, Maria Fernanda e Terezinha (da esquerda para a direita):
Auxiliaram na celebração os Acólitos Yan e Danilo:
Auxiliaram também na celebração a Acólita Samanta e os Coroinhas: Thainá, Diogo, Isabela e Thábata (da esquerda para a direita), Pedro (na 2ª fileira);
A animação musical ficou por conta da Banda Vozes do Deserto, que deixou a celebração mais bonita e participativa.
Após a celebração o Diácono Francisco chamou o Casal Denise e Rogério, que completou 30 anos de matrimônio, para que toda comunidade presente, pudesse orar por eles nesta data tão especial:
…
Galeria de Fotos:
(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)
ou no link: Galeria da Celebração da Palavra da Solenidade da Epifania do Senhor