Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia, é um ato religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, onde é celebrada a primeira vez que a criança cristã recebe o Corpo e o Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho; e recebe pela primeira vez a hóstia que é o corpo de Jesus Cristo.

É uma cerimônia muito bonita e permite que a criança conheça não só os ensinamentos de Deus, bem como também passe a ter um convivio religioso mais efetivo frequentando as missas dominicais, onde poderá encontrar os colegas que com ela fizeram a catequese.

A primeira comunhão é celebrada em uma missa solene, diferente  de uma missa comum porque esta será dedicada exclusivamente à criança que receberá Jesus Cristo pela primeira vez.  A criança que faz a Primeira Comunhão leva o pão e o vinho ao altar, e o padre apresenta-as a Deus oferecendo para que se convertam no Corpo e Sangue de Cristo. A primeira comunhão é o momentoda cerimônia, em que  a criança receberá Jesus Cristo através do pão e do vinho.

O padre aproxima-se da criança e pronuncia as palavras «O Corpo e o Sangue de Cristo» ao que o criança responde «Amém», demonstrando sua fé no sacramento e recebendo em sua língua a hóstia consagrada.

Após a comunhão, a criança deve se manter em silêncio e em oração agradecendo tudo o que tem recebido, a vida, sua família, a primeira comunhão e pedindo as bençãos necessárias para ser um bom e generoso cristão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *